Minicursos

logo_sbrc2014DMZ Científica: Desafios e modelos de gerenciamento de aplicações de alto volume de dados no contexto de e-ciência – Florianópolis/SC – 05/05/2014

Esse minicurso foi apresentado pela Prof. Tereza Cristina Melo Brito Carvalho, Fernando F. Redigolo e Dino Magri durante o XXXII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) e abordou conceitos sobre e-Ciência, transferência de dados, arquitetura de rede, otimizações de software, além de alguns resultados preliminares do projeto. Veja mais!

 

logo_rsa5Science DMZ e Internet do Futuro: novas iniciativas – RSA5: Redes acadêmicas: segurança hoje e amanhã – São Paulo/SP – 23/04/2014

Esse minicurso foi apresentado pela Prof. Tereza Cristina Melo Brito Carvalho, Fernando F. Redigolo e Dino Magri na 5 Reunião Semestral da ANPS (Rede Acadêmica de São Paulo). Veja mais!

 

 

logo_base

Integrando o Software Educacional Scratch S4A com Arduino – FISL13 – Porto Alegre/RS – 27/07/2012

Novamente o coletivo MuSA foi convidado a participar do FISL para ministrar uma oficina sobre o Scratch e o Arduino e essa ano fui juntamente com o Alessandro Bruckheimer. Utilizamos a mesma apresentação do ano anterior, clique aqui ou no título acima para visualiza-la. Também nesse edição realizamos uma palestra sobre o MuSA, veja aqui.

 

logo_base

Computação Criativa: Utilizando Scratch e Arduino – Campus Party 5 – São Paulo/SP – 10-11/02/2012

Nesta oficina foram abordados tópicos básicos sobre eletrônica e programação para a plataforma de prototipação Arduino e sua integração com a linguagem de programação Scratch que permite de forma fácil criar histórias interativas, animações, jogos, música e arte. Veja mais!

 

Integrando a ferramenta educacional Scratch com o hardware livre Arduino – FISL12 – Porto Alegre/RS – 02/07/2011

Essa oficina foi apresentada por mim e pela Gabriela Thumé e  apresentou os conceitos da linguagem visual Scratch que possibilita criar programas arrastando blocos que representam comandos. A ideia da oficina foi apresentar esses conceitos juntamente com o hardware livre Arduino, possibilitando uma introdução ao mundo do hardware e software livre. Veja mais!

 

logo_base

Computação Criativa – SESC Belém – São Paulo/SP – 22-26/02/2011

O coletivo MuSA foi convidado pelo SESC Belem, de São Paulo, para realizar uma Oficina de Computação Criativa. Foi proposto, utilizando software e hardware livre, a criação de uma instalação que explora os conceitos de cibercultura e hacktivismo. Veja mais!

 

 

Laboratório de Computação Criativa: Oficina de Arduino – Campus Party 4 – São Paulo/SP – 17-23/01/2011 

O coletivo MuSA foi para a Campus Party 4, representados por mim e pelo Alan Fachini, onde ocorreu a Oficina de Computação Criativa com o Arduino no dia 20 de Janeiro, na área de robótica. Veja mais!

 

Arduino – XII Semana da Computação UDESC – Joinville/SC – 4-6/10/2010

O coletivo MuSA junto com o grupo de Pesquisa em Software Livre Colmeia realizou uma oficina de introdução ao Arduino, sensores e atuadores. Veja mais!

 

 

Construção da MiniMT – XII Semana da Computação UDESC – Joinville/SC – 4/10/2010

Durante a XII Semana da Computação aconteceu a oficina para construção de uma interface multi-toque de baixo custo, a MTmini. Veja mais!

 

 

Ateliê Livre – FISL11 – Porto Alegre/RS – 21-24/07/2010

O coletivo MuSA, do qual faço parte, organizou o Ateliê Livre no 11 Fórum Internacional de Software Livre (FISL 11) onde foi uma mistura de inspiração a metareciclagem, as olimpíadas de robótica livre, a arte e tecnologia, o remix, a cultura hacker e, é claro o software livre. Veja mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *